O RUGBY (RÚGBI)

A lenda diz que o Rugby surgiu de uma jogada irregular, quando em 1823 o jogador William Webb Ellis da cidade de Rugby (em Warwickshire, Inglaterra), teria pego a bola de futebol com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária. Possivelmente sem se dar conta sobre o que aconteceria depois, Willian deu caminho a um esporte que já acumula mais de 3 milhões de praticantes em mais de 120 países. Leicester Tigers na Inglaterra, Western Province na Africa do Sul, Toulouse na França, San Isidro na Argentina, Rugby Milano na Italia, são apenas algumas das equipes que movem milhares de torcedores em todo mundo.

Hoje disputado em mais de 120 países, o Rugby é extremamente popular, sobretudo em países de colonização inglesa, tais como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Porém é muito popular em diferentes países dos 5 continentes como Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Rússia, Romênia, Japão, Coréia do Sul, China, etc. Com um grande potencial ainda para ser descoberto no Brasil, o Rugby movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas. Patrocínios, público, estádios e espetáculo dignos de comparação aos Mundiais de Futebol e Olimpíadas – os dois primeiros eventos da lista.

A versão mais tradicional do Rugby é o "15-a-side", ou simplesmente "Rugby 15". O número faz referência à quantidade de jogadores em cada equipe. De qualquer forma, outras modalidades como o "Rugby 7", "Tag" e o "Beach Rugby" vêm crescendo rapidamente nos últimos anos.

Principalmente o "Rugby 7", uma modalidade dinâmica e rápida do esporte com apenas 7 jogadores em cada equipe, vem chamando a atenção de muitos torcedores e atraindo novos praticantes em todo mundo depois de sua volta às Olimpíadas - com inauguração no Brasil em 2016.

O Rugby no Brasil e Minas Gerais

O Rugby chegou ao Brasil no século 19, em São Paulo, trazido por Charles Miller, que também apresentou o futebol aos brasileiros. O primeiro clube a praticar o esporte, o “Clube Brasileiro de Futebol Rugby”, foi fundado em 1891. Apesar de caminhar paralelamente ao futebol, até o começo dos anos 1960 o Rugby era um esporte de elite. Só com a realização do Campeonato Sul-Americano, em São Paulo (SP), em 1964, começou a ser mais difundido no país.

Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o Rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rugby, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).

Atualmente existem 20 equipes cadastradas na Associação Brasileira de Rugby, além dos times universitários, que superam a marca de 15. Nos clubes, mais de 2.800 atletas (2500 homens e 300 mulheres) estão credenciados. O maior contingente ainda está em São Paulo, que tem vários de clubes na capital e em cidades como Piracicaba, São José dos Campos e Campinas. Mas muitos outros Estados Brasileiros possuem clubes de Rugby. Apesar de ser um esporte considerado bruto e masculino, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço. Em Janeiro de 2007, a equipe brasileira tornou-se tri-campeã invicta do campeonato Sulamericano de Rugby Feminino da modalidade Seven-a-side. O time mostrou-se um dos mais desenvolvidos, com uma qualidade técnica superior à de países já tradicionais no jogo masculino, como Argentina, Chile e Uruguai.

O rugby em Minas Gerais teve início principalmente através das práticas do esporte nas universidades do estado. Em 1988 surgiu o UFV Rugby time da Universidade Federal de Viçosa que chegou a participar do Campeonato Brasileiro de Rugby de 1993, este time encerrou sua atividades em 1998. Mais tarde na cidade de Varginha surgia o Minas Rugby que chegou a participar do Campeonato Brasileiro de Rugby Série B, mas logo veio há ter suas atividades encerradas após uma divisão do clube, que daria origem ao Varginha Rugby Clube clube que se tornou campeão em 2002 da segunda divisão do campeonato brasileiro e no ano seguinte obteve o direito de participar do campeonato brasileiro da primeira divisão.

Com a ausência de uma entidade que regulamentasse a prática do esporte no estado, algumas equipes participavam de campeonatos em outros estados, a exemplo do Belo Horizonte Rugby Clube, que disputou o Campeonato Fluminense de Rugby e o Varginha Rugby Clube que disputou o Campeonato Paulista de Rugby, ambos como convidados.

AS REGRAS

Apesar de haver duas modalidades de rúgbi (o Rugby Union e o Rugby Leagues), trataremos somente do primeiro. A entidade que governa o Union no mundo é a World Rugby www.worldrugby.org. No Brasil é a Confederação Brasileira de Rugby, CBRu www.brasilrugby.com.br quem determina questões acerca do esporte.

Aqui será apresentado um pequeno resumo das regras gerais sobre o esporte, um pequeno e despretensioso manual para os entusiastas poderem entender o esporte. Caso tenha interesse em se aprofundar nas regras, basta acessar a seção do World Rugby http://laws.worldrugby.org/?&language=PTBR acessando assim as regras vigentes do esporte. Antes de começarmos, iremos enunciar os valores do esporte.

"O Rugby, no entanto, oferece mais do que apenas a oportunidade de realizar o exercício vigoroso, é um esporte com valores que desenvolvem os jogadores dentro de um contexto social e moral. Os valores fundamentais do jogo são: Integridade Integridade é fundamental para a trama do jogo e é gerado através da honestidade e jogo justo. Paixão As pessoas do Rugby têm um entusiasmo apaixonado pelo jogo. Rugby gera excitação, apego emocional e o sentimento de se pertencer à família global do Rugby. Solidariedade Rugby promove um espírito unificador que perdura por toda vida, camaradagem, trabalho em equipe e lealdade que transcendem culturas, origens, política e diferenças religiosas. Disciplina Disciplina é uma parte integrante do jogo, tanto dentro como fora de campo, sendo refletida através do cumprimento das Leis, regulamentos e valores centrais do Rugby. Respeito Respeito pelos seus companheiros, oponentes, oficiais de partida e todos os envolvidos no jogo é fundamental." Retirado de http://rugbyready.worldrugby.org/?section=5